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08 outubro 2013

LIGHT X DIET: Você Sabe o Que Está Consumindo?







Geralmente os termos light e diet causam uma certa confusão entre os consumidores na hora da compra e muitas pessoas acreditam que são alimentos mais saudáveis para o consumo. Esses alimentos são bastante procurados entre os consumidores, mas muitas pessoas ainda não sabem ao certo o que essa denominação quer dizer.

Então, para acabar de vez com as dúvidas vamos entender qual a diferença entre os alimentos light e os diet.

Vamos às definições, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA):

LIGHT: São aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzida quando comparado a um alimento convencional. São definidos os teores de cada nutriente e/ou o valor energético para que o alimento seja considerado light. Por exemplo, iogurte com redução de 30% de gordura é considerado light.

DIET: São alimentos especialmente formulados para grupos da população que apresentam condições fisiológicas específicas como, por exemplo, diabéticos e hipertensos. Os alimentos diet apresentam em sua composição quantidades insignificantes ou são totalmente isentos de algum nutriente. Nas geleias para dietas com restrição de açúcar, por exemplo, são feitas modificações no conteúdo de nutrientes, adequando-os a dietas de indivíduos que pertençam a esses grupos da população. 

É importante lembrar que tanto os alimentos light quanto os alimentos diet NÃO contêm necessariamente o conteúdo de açúcares ou energia reduzidos, pois as alterações que sofrem em sua composição podem ser provenientes da redução ou isenção de outros nutrientes como gorduras, proteínas, sódio, entre outros.

Na verdade, alguns desses alimentos acabam sendo até mais calóricos, é o caso do chocolate diet, por exemplo. Ele não contém açúcar em sua composição por ser desenvolvido para pessoas portadoras de diabetes, mas apresenta maior quantidade de gordura, o que o torna mais calórico que o convencional, não sendo interessante para quem quer eliminar peso corporal.

Agora que você já sabe a real diferença entre os alimentos light e diet, fique sempre atento (a) aos rótulos na hora de escolher os alimentos que irá comprar.

Mas para que sua alimentação seja ainda mais saudável, opte sempre que possível por alimentos naturais, ao invés dos industrializados, mesmo que sejam light!





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