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11 setembro 2013

O Ponteiro Da Balança Parou de Abaixar! E Agora?

Você está investindo em uma alimentação equilibrada e praticando atividades físicas regularmente, mas de repente o seu peso se estabilizou e você não sabe o que está acontecendo de errado? Provavelmente você está se deparando com o efeito platô!

O efeito platô é um dos maiores vilões das dietas, sendo um fator que, na maioria das vezes, faz com que um indivíduo acabe desistindo, pois essa é a hora em que todos os esforços para a perda de peso parecem ser em vão.

Na realidade, o efeito platô ocorre porque o organismo se habitua a receber uma baixa ingestão de alimentos e começa a gastar menos calorias por uma questão de defesa. Dessa forma, as dietas muito restritivas ou as que são realizadas por um longo período acabam funcionando como um gatilho para que ocorra o tão temido efeito platô.

Nosso organismo é muito inteligente, pois ele sabe que precisa manter todos os órgãos desempenhando todas as funções necessárias para a manutenção da vida e para isso ele necessita de energia.  Na falta de energia, o organismo começa a poupar o estoque que ele tem disponível e, assim, ocorre a estabilidade do peso e o ponteiro da balança empaca!

Se você estiver passando por isso, a palavra de ordem é CALMA!

Isso mesmo, não há necessidade de entrar em pânico. Para driblar o efeito platô há uma solução bem simples. Basta aumentar as calorias ingeridas!

Quando você aumenta o aporte calórico da sua dieta, o seu corpo responde e você volta a emagrecer. Assim, o organismo se habitua a essa nova quantidade de calorias que está recebendo para, posteriormente, reduzir mais uma vez, de maneira moderada, as calorias da dieta.

Existe também um jeito de você não passar pelo efeito platô. Basta saber que o seu plano alimentar deve ser calculado individualmente, levando em consideração o seu gasto energético basal (a energia gasta em repouso) e as suas necessidades diárias de energia.

Outro ponto importante é focar na qualidade da sua alimentação e não na quantidade do que você vai comer. Lembre-se de incluir alimentos saudáveis na sua alimentação diária como, por exemplo, frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes magras e laticínios desnatados, pois eles são ótimos aliados na hora de perder peso e, principalmente, auxiliam na manutenção da saúde por fortalecerem o sistema imunológico.

A prática de atividades físicas também é muito importante quando há o desejo de driblar o platô, pois os exercícios auxiliam no ganho de massa muscular e quanto mais músculos se tem, maior é o gasto calórico.

E aí, ficaram animadas (os) para continuar fazendo a reeducação alimentar passando longe do platô?

Espero que sim!


Abraços e até o próximo post.



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