Social Icons

09 setembro 2013

L- Carnitina Contribui Para A Perda De Peso: MITO OU VERDADE?

Entre os suplementos mais utilizados por praticantes de atividade física está a L-Carnitina.

Este suplemento é usado, na grande maioria das vezes, por quem tem como objetivo a diminuição do percentual de gordura com o mínimo de esforço e sem restrições alimentares.

Bem, então primeiramente vamos à definição da L-Carnitina. O que de fato é L-Carnitina?

L-Carnitina nada mais é do que um nutriente que, no passado, foi definido como sendo um aminoácido. Atualmente, a L-Carnitina é considerada uma substância vitamin-like, por apresentar estrutura química semelhante à das vitaminas do complexo B. O nosso próprio organismo produz carnitina.

A propaganda que gira em torno da L-Carnitina é de que este suplemento seria capaz de favorecer o metabolismo das gorduras, aumentando assim a disponibilidade de energia durante os treinos.

A proposta parece bastante atraente, não é mesmo? Afinal de contas, a pessoa teria mais disposição para treinar e de quebra ainda “queimaria” mais gordura. Com esse apelo fica fácil entender porque a L-Carnitina ganhou a simpatia de tanta gente.

Apesar de parecer o suplemento perfeito para a perda de peso, a verdade é que ainda não existem evidências científicas que sustentem esses benefícios.

O mito de que a L-Carnitina contribui para a perda de peso surgiu a partir de pesquisas ligadas à falta dessa substância no organismo. Foi observado que a ausência da carnitina favorecia o acúmulo de gordura e, dessa forma, os pesquisadores imaginaram que se ocorresse a situação inversa, as pessoas começariam a perder peso. E foi assim que começaram várias pesquisas em torno da carnitina!

Grande parte dos estudos realizados até então, não puderam comprovar os efeitos benéficos da suplementação com L-Carnita e os efeitos adversos também não foram relatados.

Portanto, quem está pensando iniciar uma suplementação com L-Carnitina deve estar ciente de que não existe suplemento milagroso. Não espere resultados surpreendentes em pouco tempo.

Os suplementos devem sempre ser orientados por um profissional habilitado - o nutricionista - juntamente com um planejamento alimentar personalizado para que os resultados desejados sejam de fato atingidos. 

Procure sempre um nutricionista antes de começar qualquer suplementação!




Deseja agendar uma consulta ou saber mais sobre o atendimento,entre em contato!


0 comentários:

Postar um comentário

 

Follow by Email

Translate

Estatísticas