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11 setembro 2013

O Ponteiro Da Balança Parou de Abaixar! E Agora?

Você está investindo em uma alimentação equilibrada e praticando atividades físicas regularmente, mas de repente o seu peso se estabilizou e você não sabe o que está acontecendo de errado? Provavelmente você está se deparando com o efeito platô!

O efeito platô é um dos maiores vilões das dietas, sendo um fator que, na maioria das vezes, faz com que um indivíduo acabe desistindo, pois essa é a hora em que todos os esforços para a perda de peso parecem ser em vão.

Na realidade, o efeito platô ocorre porque o organismo se habitua a receber uma baixa ingestão de alimentos e começa a gastar menos calorias por uma questão de defesa. Dessa forma, as dietas muito restritivas ou as que são realizadas por um longo período acabam funcionando como um gatilho para que ocorra o tão temido efeito platô.

Nosso organismo é muito inteligente, pois ele sabe que precisa manter todos os órgãos desempenhando todas as funções necessárias para a manutenção da vida e para isso ele necessita de energia.  Na falta de energia, o organismo começa a poupar o estoque que ele tem disponível e, assim, ocorre a estabilidade do peso e o ponteiro da balança empaca!

Se você estiver passando por isso, a palavra de ordem é CALMA!

Isso mesmo, não há necessidade de entrar em pânico. Para driblar o efeito platô há uma solução bem simples. Basta aumentar as calorias ingeridas!

Quando você aumenta o aporte calórico da sua dieta, o seu corpo responde e você volta a emagrecer. Assim, o organismo se habitua a essa nova quantidade de calorias que está recebendo para, posteriormente, reduzir mais uma vez, de maneira moderada, as calorias da dieta.

Existe também um jeito de você não passar pelo efeito platô. Basta saber que o seu plano alimentar deve ser calculado individualmente, levando em consideração o seu gasto energético basal (a energia gasta em repouso) e as suas necessidades diárias de energia.

Outro ponto importante é focar na qualidade da sua alimentação e não na quantidade do que você vai comer. Lembre-se de incluir alimentos saudáveis na sua alimentação diária como, por exemplo, frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes magras e laticínios desnatados, pois eles são ótimos aliados na hora de perder peso e, principalmente, auxiliam na manutenção da saúde por fortalecerem o sistema imunológico.

A prática de atividades físicas também é muito importante quando há o desejo de driblar o platô, pois os exercícios auxiliam no ganho de massa muscular e quanto mais músculos se tem, maior é o gasto calórico.

E aí, ficaram animadas (os) para continuar fazendo a reeducação alimentar passando longe do platô?

Espero que sim!


Abraços e até o próximo post.



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09 setembro 2013

L- Carnitina Contribui Para A Perda De Peso: MITO OU VERDADE?

Entre os suplementos mais utilizados por praticantes de atividade física está a L-Carnitina.

Este suplemento é usado, na grande maioria das vezes, por quem tem como objetivo a diminuição do percentual de gordura com o mínimo de esforço e sem restrições alimentares.

Bem, então primeiramente vamos à definição da L-Carnitina. O que de fato é L-Carnitina?

L-Carnitina nada mais é do que um nutriente que, no passado, foi definido como sendo um aminoácido. Atualmente, a L-Carnitina é considerada uma substância vitamin-like, por apresentar estrutura química semelhante à das vitaminas do complexo B. O nosso próprio organismo produz carnitina.

A propaganda que gira em torno da L-Carnitina é de que este suplemento seria capaz de favorecer o metabolismo das gorduras, aumentando assim a disponibilidade de energia durante os treinos.

A proposta parece bastante atraente, não é mesmo? Afinal de contas, a pessoa teria mais disposição para treinar e de quebra ainda “queimaria” mais gordura. Com esse apelo fica fácil entender porque a L-Carnitina ganhou a simpatia de tanta gente.

Apesar de parecer o suplemento perfeito para a perda de peso, a verdade é que ainda não existem evidências científicas que sustentem esses benefícios.

O mito de que a L-Carnitina contribui para a perda de peso surgiu a partir de pesquisas ligadas à falta dessa substância no organismo. Foi observado que a ausência da carnitina favorecia o acúmulo de gordura e, dessa forma, os pesquisadores imaginaram que se ocorresse a situação inversa, as pessoas começariam a perder peso. E foi assim que começaram várias pesquisas em torno da carnitina!

Grande parte dos estudos realizados até então, não puderam comprovar os efeitos benéficos da suplementação com L-Carnita e os efeitos adversos também não foram relatados.

Portanto, quem está pensando iniciar uma suplementação com L-Carnitina deve estar ciente de que não existe suplemento milagroso. Não espere resultados surpreendentes em pouco tempo.

Os suplementos devem sempre ser orientados por um profissional habilitado - o nutricionista - juntamente com um planejamento alimentar personalizado para que os resultados desejados sejam de fato atingidos. 

Procure sempre um nutricionista antes de começar qualquer suplementação!




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