Social Icons

13 maio 2013

Dieta Detox: Entenda Esse Novo Conceito de Dieta


Se você tem o hábito de ler revistas sobre dieta, bem-estar e saúde ou se assiste programas de TV que seguem essa linha, certamente já deve ter ouvido falar em dieta detox.

Apesar de estar muito na moda e ser bastante comentada, poucas pessoas sabem ao certo qual o conceito da dieta detox e em que momento pode ser aplicada.

É importante ressaltar que embora esteja fortemente na web e na mídia, a dieta detox possui um protocolo bastante específico e deve ser composta por alimentos com propriedades funcionais reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, portanto deve ser elaborada por um profissional habilitado.

Vamos entender o que é detox ou detoxificação.

O processo de detoxificação pode ser definido como sendo um processo realizado pelo organismo a fim de eliminar ou pelo menos reduzir a quantidade de substâncias potencialmente tóxicas. A conduta nutricional adotada na dieta detox, tem como objetivo retirar da alimentação os principais alimentos que podem ser prejudiciais para o organismo, ou seja, excluir temporariamente da alimentação os alimentos que são consumidos com muita frequência pelo indivíduo.

A dieta detox ou detoxificante tem como principal característica aliviar o trabalho dos intestinos, fígado e rins, a partir da ingestão de alimentos naturais, ricos em fibras.  Na dieta detox fica restrito o consumo, por um tempo relativamente pequeno (7 dias), de alimentos industrializados, gorduras saturadas e trans, frituras, alimentos refinados, refrigerantes, adoçantes, alimentos que contenham glúten, lactose, carnes vermelhas, doces e embutidos (Ex.: salsicha, lingüiça, presunto, mortadela, salame).

Os cardápios são 100% naturais, sendo compostos basicamente por sucos verdes, chás, frutas, saladas, pratos quentes, lanches e sopas. Todos os alimentos inclusos devem ser de baixo índice glicêmico, isto é, os alimentos que compõem o cardápio devem ser aqueles cuja digestão e absorção ocorra lentamente pelo organismo, gerando um aumento pequeno ou gradual da glicemia.

Os sucos detoxificantes garantem a saúde intestinal e fortalecem o sistema imunológico, favorecendo até mesmo a nutrição estética.

Além de todos esses fatores, os cardápios também são elaborados com base nos alimentos que agradam o paladar dos clientes.

A proposta da detox não é de dieta e sim de alimentação saudável, na realidade ela faz parte do processo de reeducação alimentar, é o início de tudo!

A detox tem o poder de fazer com que haja eliminação significativa de peso e também de preparar o organismo para que a continuidade dessa perda de peso ocorra mais facilmente.

Em alguns casos e, somente com o acompanhamento do nutricionista, a suplementação nutricional pode ser necessária.

Outro ponto importante da dieta detox é que ela não é eficaz apenas na perda de peso. Um organismo intoxicado pode dar sinais como dor de cabeça, indigestão, fadiga, dores musculares, tremores e até depressão e com a ajuda de uma dieta detoxificante esses sintomas podem ser minimizados ou eliminados. 

São vários os benefícios, uma vez que você faz com que o seu organismo volte ao equilíbrio natural, certamente ele passará a funcionar melhor, o seu metabolismo ficará mais acelerado e você terá mais energia e disposição.

Beber muita água durante o dia já é um ótimo passo para iniciar o processo detox, uma vez que a água está envolvida em todos os processos metabólicos.

E aí, se animou para começar a faxina interna?

Saiba que apesar da restrição temporária de alguns alimentos, a dieta detox deve fornecer o aporte necessário de energia e de nutrientes que supram as suas necessidades diárias. É por isso que os cardápios devem ser elaborados, respeitando as individualidades de cada pessoa. Somos seres diferentes e temos necessidades nutricionais diferentes, bem como gostos e rotinas distintas e, dessa forma, é importante ter um cardápio desenvolvido para você. Procure um nutricionista!




Deseja agendar uma consulta ou saber mais sobre o atendimento, entre em contato!

4 comentários:

  1. Aline, gostei muito do post. Vc teria alguma referencia bibliográfica sobre a dieta detox? Preciso p uma discussão de artigo na pos, sobre essa dieta porem não encontro. Achei coerente td o que vc falou mas precisava de uma referencia bibliografia. obrigada pela ajuda. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Regiane, fico feliz que você tenha gostado do meu post, muito obrigada! Vou enviar o material que eu utilizei para escrevê-lo para o seu e-mail. Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu estive procurando sobre esse assunto na internet e encontrei um vídeo de um personal trainer que mostra técnicas muito boas para emagrecer e chapar a barriga, eu tenho feito essas técnicas a exatos 8 dias, e hoje pela manha eu me pesei e já estou 3,8 k mais magra, eu estava pesando 72,6k e hoje 8 dias depois estou com 68,8k e isso sem ir para a academia sem comprar nem um equipamento e comento e fazendo tudo o que fazia antes, eu só tenho que titicar 4 minutos do meu dia com as técnicas, não estava levando muita fé no começo mais como vi muitos depoimentos positivos sobre o personal trainer resolvi testar, e agora estou assim :-) feliz, hoje pela manha assim que vi o resultado na balança tirei uma foto é postei no face para que todos os meus amigos e amigas possam também ter os resultados que eu estou tendo, da uma olhada la no site:
    http://www.fimdadietadukan.com.br
    e assiste o vídeo do personal trainer, esse cara merecia um premio por colocar um vídeo com um conteúdo tão bom assim disponível na internet, e o melhor free
    www.fimdadietadukan.com.br


    ResponderExcluir
  4. Olá Aline! Eu achei o texto bem esclarecedor, adorei! Eu tenho um trabalho para desenvolver na facu sobre essa dieta e tbm não encontro referências bibliográficas sobre o assunto, pode me ajudar?

    ResponderExcluir

 

Follow by Email

Translate

Estatísticas