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17 abril 2013

Calorias: Só Elas Que Importam Para Emagrecer?


Hoje eu estava navegando pela internet e encontrei essa imagem que me chamou bastante a atenção e por isso decidi escrever este post.



O meu intuito é mostrar que, embora cortar calorias seja uma bela saída para perder peso, não é só isso que importa. Afinal de contas, pare e pense como o seu organismo estará ao longo dos anos se a única coisa que você levar em consideração na hora de emagrecer for as calorias que consome.

Na grande maioria das vezes que prescrevo um plano alimentar, a primeira coisa que os pacientes olham e me perguntam é: quantas calorias tem a dieta? Isso é muito forte no pensamento das pessoas. Parece que a única coisa importante são as calorias e não a QUALIDADE da dieta.

Mas a verdade é que ninguém tem culpa de pensar assim, o grande vilão é o apelo da mídia que contribui muito para isso.

Quem já viu a propaganda do presunto que tem menos 15 calorias por fatia ou aquela da “verdadeira” maionese que tem menos de 40 calorias em uma colher de sopa e é mais saudável que azeite de oliva?

Acho que todo mundo já viu né? Pois bem, então vamos comer presunto até não aguentar mais e colocar a maionese no lugar do azeite, ela é mais gostosa mesmo. Como será que o nosso organismo vai estar daqui alguns anos, com esse bombardeio de gorduras, aditivos químicos, sódio, corantes, conservantes e blábláblá?

Possivelmente estaremos com o colesterol nas alturas, triglícérides, hipertensão... isso se já não tivermos sofrido um ataque cardíaco ou desenvolvido outras doenças, como câncer por exemplo.

Onde quero chegar: quando o nosso organismo está bem nutrido, com o aporte necessário de vitaminas e minerais, há um equilíbrio das funções. O corpo começa a funcionar melhor, o que facilita a perda de peso ou o ganho de massa muscular, seja qual for o seu objetivo.

Assim, ao invés de se preocupar tanto com as calorias e sair por aí trocando os seus alimentos habituais por light, diet ou zero, comece a pensar mais nos nutrientes que está ingerindo. Escolha sempre os alimentos mais nutritivos.

Sem dúvidas que o balanço energético é importante, isto é, o quanto se consome e o quanto se gasta de calorias. É claro que devemos prestar atenção nas calorias que ingerimos, mesmo que seja uma dieta de qualidade. Também não adianta incluirmos alimentos saudáveis em nossa rotina diária e consumí-los compulsoriamente.

Como nutricionista, acredito que não existe melhor caminho, tanto para a perda de peso quanto para a manutenção da saúde, do que adotar uma dieta que inclua alimentos variados. Uma alimentação de qualidade traz muito mais benefícios para a saúde do que apenas cortar calorias.

1 comentários:

  1. Olá Aline sou estudante de nutrição e isso é verídico, hoje as pessoas se importam mais com o quanto de calorias do que com a qualidade que o alimento está oferecendo, uma triste realidade para nós profissionais da área, a Mídia mostra que hoje para você ser magra, perder 5 kg em uma semana e ficar perfeita deve aderir a essas dietas da moda, "dietas milagrosas" porque esses são os padrões impostos pela sociedade, e infelizmente muitas pessoas acreditam nisso e vê apenas que as calorias importam, sabendo-se que a qualidade nutricional também é de grande importância para nosso organismo. Ou seja as pessoas estão mais preocupadas com a quantidade de calorias do que com a qualidade do plano alimentar.

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